• Helena

Helena

  • Categorias: Romance
  • Autor: Machado de Assis
  • Vendedor LPB000314
  • Entrega: Impresso on demand

  • Editora

    PoloBooks
  • Edição

    #

    1
  • Ano

    2020
  • Idioma

    Português
  • Páginas

    152

  • R$ 19,00
Este é o terceiro romance de Machado de Assis e a história acontece no bucólico bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX, e é o responsável por muitas discussões literárias, comparando as personagens Helena de Troia com Helena de Machado.
Em verdade, há um ponto crucial que podemos analisar, e poucos o fazem. Se Helena tinha realmente tantas virtudes quanto o narrador conta, por que guardou o seu segredo até o final? 
Vejamos um pouco deste enredo, em que um grande segredo espera até o fim do romance para ser desvendado... 
O Conselheiro Vale, um homem rico e viúvo, morre repentinamente de causas naturais, no casarão da família, onde vivia. A leitura do seu testamento surpreendeu a todos ao revelar a existência de Helena, jovem de dezessete anos, e a decisão do Conselheiro de reconhecer legalmente a sua paternidade. Como se fosse pouco, Helena ainda deveria ser recebida como membro da família e passar a viver com eles no casarão. 
Os sentimentos se dividiram, Helena foi rejeitada por Úrsula, irmã do Conselheiro, mas aceita imediatamente por Estácio, seu meio-irmão. Em pouco tempo, sua beleza, seus atributos e suas atitudes conquistam o coração de todos os que convivem com ela. Mas há alguém no convívio da família, o Dr. Camargo, amigo do falecido Vale, que não se dobra aos encantos de Helena, e que já veremos, será o responsável pela virada da história.
Para um leitor atento, Machado vai deixando pistas muito tênues, que fazem suspeitar que nem tudo em Helena é como parece. Como quando ela pede para Estácio, seu irmão, ensiná-la a cavalgar. Ele fica cheio de cuidados para mantê-la segura, e de repente, ela monta sem dificuldades o seu cavalo, e deixa claro que, na verdade, ela é uma experiente amazona, dizendo que só quis fazer uma brincadeira. 
Seus personagens são descritos com maestria em uma história envolvente, que merece ser lida, não importa se com a sede dos que gostam de ler uma boa história de uma só vez, ou com a calma e o tempo que um bom licor exige. Vale a pena de qualquer forma, ou de ambas, quem sabe? 
Editora PoloBooks
Edição 1
País de Origem Brasil
Ano de publicação 2020
Assunto Literatura brasileira
Idioma Português
Código de Barras 978-85-5522-360-0
Formato Altura 19
Formato Largura 12,5
Papel da Capa Supremo Alto Alvura 250 gr
Cor da capa colorida
Papel do Miolo Off set 75 gr.
Nº de Páginas 152
Encadernação Brochura lombada quadrada

Ainda não existe nenhuma avaliação para esse produto, seja o primeiro!

 Escreva um comentário

Produtos relacionados

Etiquetas: machado de assis, literatura brasileira