• O Filho do Catador de Papel

O Filho do Catador de Papel

  • Categorias: Romance
  • Autor: Manoel de Oliveira Brandão Neto
  • Vendedor LPB000326
  • Entrega: Impresso on demand

  • Editora

    PoloBooks
  • Edição

    #

    1
  • Ano

    2020
  • Idioma

    Português
  • Páginas

    328

  • R$ 50,00
No Brasil estima-se em 500.000 o número de catadores de papel e materiais recicláveis. A catação de materiais constituí para muitos trabalhadores a única forma de sobrevivência e possibilidade de entrada no mercado de trabalho formal.
Os catadores catam e separam os materiais recicláveis numa quantidade que seja suficiente para a venda. O comércio entre os catadores e as empresas de reciclagem passo pela mediação dos atravessadores, chamados de sucateiros.
Dessa forma o catador de materiais recicláveis participa como um elemento importante de um processo produtivo muito lucrativo. No entanto,  paradoxalmente, o catador trabalha em condições precárias, sub-humanas e não obtém um ganho que lhe assegure uma subsistência digna.
Em 2002 os catadores foram reconhecidos pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) como categoria profissional, um ganho enorme.
Os catadores de material reciclável nunca catam em lixões. Sempre em empresas que vendem produtos embalados em caixas de papelão, grandes lojas, shoppings. É o chamado lixo limpo.
São milhares de toneladas de papéis, papelões, caixas, sucatas entre outros materiais poluentes que são tirados das ruas diariamente, por esses heróis anônimos, evitando o entupimento de bueiros e a poluição de rios, e lagos. São verdadeiros benfeitores das cidades!

O AUTOR:
O FILHO DO CATADOR DE PAPEL é um livro de ficção que procura mostrar que o caminho mais fácil e talvez o único verdadeiro, de romper o elo que liga a vida das
pessoas à pobreza, a miséria, é o conhecimento, a instrução, o estudo, a informação.
Este é o segundo livro do jovem que saiu de casa aos 17 anos, da fazenda, lá do interior de Minas Gerais, de Ubá, em março de 1957, em busca de seu ideal de estudar, formar e construir uma família. Com muito esforço conseguiu atingir seu objetivo principal: formar-se em engenharia.
Aos 17 anos deixou para trás, sua família, sua casa, seus amigos, seus valores, seus amores, suas dores, seus odores. Sempre fui um apaixonado pela arte de ler e escrever. Aposentado em 2010, com mais disponibilidade de tempo, decidi registrar em uma autobiografia, minha estória de vida, denominada: REMINISCÊNCIAS: SAUDADES DE UMA VIDA BEM VIVIDA, já lançado e disponível para aquisição na gráfica e editora PoloPrinter/SP.
Agora, lanço pela mesma gráfica e editora meu segundo livro, este de ficção, contando a história de outro jovem também sonhador: O FILHO DO CATADOR DE PAPEL. Considero, ambos os livros, boas opções para quem gosta de uma boa leitura. Nesse livro fica bem evidenciado a importância dos estudos, do conhecimento e da cultura na vida das pessoas.
Sou mineiro de Ubá/MG, ENGENHEIRO MECÂNICO, FORMADO EM 01/12/1968, pelo IPUC - Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais. Trabalhei, quando estudante, na COPASA e após formado, nas empresas: FORD/BH; USINMINAS/Ipatinga; USIMED/BH; BNDES/RJ e AÇOMINAS/BH.
De 1996 a 2010 - 14 anos dediquei-me a área de educação, como proprietário do Sistema de Ensino Módulo Sociedade Ltda - COLÉGIO MÓDULO, em BH.
Aposentei-me definitivamente em 2010 das atividades formais de trabalho. A partir de 2010 passei a dedicar-me ao que mais gosto: ler e escrever. Esse livro, de ficção, O FILHO DO CATADOR DE PAPEL, é o segundo livro que publico pela gráfica e editora PoloPrinter/SP.
Enquanto Deus me der vida, saúde, lucidez e energia, vou colocando no papel, com muita generosidade, tudo de bom que faz parte de minha alma.
Editora PoloBooks
Edição 1
País de Origem Brasil
Ano de publicação 2020
Assunto Romance
Idioma Português
Código de Barras 978-65-990511-4-2
Formato Altura 23
Formato Largura 16
Papel da Capa Supremo Alto Alvura 250 gr
Cor da capa colorida
Papel do Miolo Off set 90 gr.
Nº de Páginas 328
Encadernação Brochura lombada quadrada

Existe um total de 5 pessoas falando sobre esse produto, va em frente, escreve seu comentário!

 Escreva um comentário
Manoel de Oliveira Neto

Vendedor(a)
Manoel de Oliveira Neto

Brasil

Total de Produtos : 4

Meu Marido é um Workaholic
Reminiscências

Produtos relacionados

Black Friday - Luciano Bruno