• Casa Velha

Casa Velha

  • Categorias: Romance
  • Autor: Machado de Assis
  • Vendedor LPB000315
  • Entrega: Impresso on demand

  • Editora

    PoloBooks
  • Edição

    #

    1
  • Ano

    2020
  • Idioma

    Português
  • Páginas

    62

  • R$ 13,00
Este encantador romance de Machado de Assis começou a ser publicado em folhetins, em 1885, mas surgiu como livro só em 1944. A obra está ambientada no ano de 1839, quando um padre, que é também o narrador, sente-se revoltado com a qualidade de um livro publicado por outro padre, e resolve ele mesmo escrever sobre o Primeiro Reinado no Brasil. Consegue, então, o acesso à biblioteca da Casa Velha, imponente moradia de D. Antonia, viúva de um importante ministro. 
Após as inseguranças iniciais, D. Antonia o trata com gentileza, passando ele a ser íntimo da família, em especial, de Félix, o filho. Há, na casa, uma protegida, Lalau, uma menina linda e alegre, de 17 anos, que como diz o padre, “sorri com os olhos e com a boca”. É a primeira vez que Machado trata a alegria como uma qualidade celestial.
Bem, tal e como se prenuncia, Félix e Lalau estão apaixonados. O padre descobre e Félix pede a sua ajuda para que a mãe aprove o casamento. D. Antonia é irredutível, apesar de reconhecer a educação esmerada que ela própria deu a Lalau, não permite esta união. Diante da insistência do clérigo, D. Antonia dá a entender que eles são irmãos por parte de pai. Arrasados, eles aceitam o fato, mas o padre descobre documentos na biblioteca e procura a viúva para lhe contar as boas novas. D. Antonia confessa que ela já sabia que eles não eram irmãos, e que apenas usou desse artifício para separá-los. 
Interessante é a cautelosa e corajosa análise psicológica que o padre e personagem-narrador faz de si mesmo, chegando a reconhecer sentimentos incompatíveis com a sua vocação religiosa, mas que ele consegue dominar, fazendo prevalecer seus valores morais. Há instantes em que ele relata aosleitores os seus pensamentos e estabelece, então, uma conexão com eles, como quando relembra quando D. Antonia havia dito que Félix e Lalau seriam irmãos:
“Nem por sombras me acudiu que a revelação de Dona Antonia podia não ser verdadeira, tão grave era a coisa e tão austera era a pessoa. Não adverti sequer a minha cumplicidade.”
É uma grande experiência ler o livro, entender o que Machado nos conta também nas entrelinhas, e ver como se comportam os membros da elite da sociedade do Rio de Janeiro naquela época. 
Editora PoloBooks
Edição 1
País de Origem Brasil
Ano de publicação 2020
Assunto Literatura brasileira
Idioma Português
Código de Barras 978-85-5522-362-4
Formato Altura 19
Formato Largura 12,5
Papel da Capa Supremo Alto Alvura 250 gr
Cor da capa colorida
Papel do Miolo Off set 75 gr.
Nº de Páginas 62
Encadernação Brochura lombada quadrada

Ainda não existe nenhuma avaliação para esse produto, seja o primeiro!

 Escreva um comentário

Produtos relacionados

Etiquetas: machado de assis, literatura brasileira

Black Friday - Luciano Bruno