• Esaú e Jacó

Esaú e Jacó

  • Categorias: Romance
  • Autor: Machado de Assis
  • Vendedor LPB000316
  • Entrega: Impresso on demand

  • Editora

    PoloBooks
  • Edição

    #

    1
  • Ano

    2020
  • Idioma

    Português
  • Páginas

    196

  • R$ 22,00
Já te aconteceu de ler um livro pela segunda ou terceira vez, e pensar: Como não percebi isso antes? É justo por isso que é tão bom ler um bom livro mais de uma vez, pois sempre tem algo de novo para nos mostrar. À primeira leitura, nos deparamos com uma interessante história sobre dois irmãos gêmeos que vivem no Rio de Janeiro na época da proclamação da República, e que têm personalidades antagônicas, motivo que os leva a brigarem sempre, e por qualquer coisa. É importante lembrar que o autor se inspirou na passagem bíblica de Rebeca e seus filhos gêmeos, Esaú e Jacó, que desde o ventre já lutavam dentro dela, para dar o nome aos seus personagens.
Esaú e Jacó é uma alegoria à situação do Brasil daquela época, dividido entre monarquistas e republicanos, tal como os gêmeos do romance, Pedro e Paulo seriam "os dois lados da verdade", filhos de Natividade e Agostinho Santos. Inclusive, a bela Flora, cujo amor os irmãos disputam, está sempre em dúvida entre um e outro, umas vezes se sente mais atraída por Pedro, tão sério e responsável, e outras por Paulo, cheio de vida e até algo imprudente. Para muitos leitores, Flora representa a própria sociedade brasileira em formação, indecisa sobre os rumos políticos que deseja para o país. 
É interessante que, no começo da história, a mãe vai junto a uma amiga ao Morro do Castelo (local da infância de Machado de Assis), buscar conselho e orientação sobre a sua gravidez, quando sentiu movimentos muito estranhos em seu ventre, com uma cabocla que lá atendia às senhoras da sociedade. A cabocla lhe disse que não se preocupasse, haja vista que no futuro os gêmeos seriam “grandes”. E de certa forma, a obra confirma as profecias da cabocla. Eles são médico e advogado, respectivamente, porém acabam se tornando deputados, e de partidos rivais. E como rivais se comportam o resto da vida, salvo duas tréguas provocadas pela morte de Flora e de Natividade, porque segundo o Conselheiro Aires, eles simplesmente se detestam.
Editora PoloBooks
Edição 1
País de Origem Brasil
Ano de publicação 2020
Assunto Literatura brasileira
Idioma Português
Código de Barras 978-85-5522-370-9
Formato Altura 19
Formato Largura 12,5
Papel da Capa Supremo Alto Alvura 250 gr
Cor da capa colorida
Papel do Miolo Off set 75 gr.
Nº de Páginas 196
Encadernação Brochura lombada quadrada

Ainda não existe nenhuma avaliação para esse produto, seja o primeiro!

 Escreva um comentário

Produtos relacionados

Etiquetas: machado de assis, literatura brasileira

Black Friday - Luciano Bruno