• Filosofia do NTU: direitos e deveres no despertar da consciência biocósmica

Filosofia do NTU: direitos e deveres no despertar da consciência biocósmica


  • Editora

    PoloAfricanidades
  • Edição

    #

    1
  • Ano

    2022
  • Idioma

    Português
  • Páginas

    92

  • R$ 50,00

Quando escrevi sobre os direitos biocósmicos, queria deixar claro que a minha posição acadêmica e política é a defesa dos direitos do Ntu, isto é, da Vida-Plena (Vida na sua plenitude). Esta é compreendida como Cosmos ou Totalidade de tudo o que existe (Obenga); real, total, processual, global e multiforme (NTUMBA), o Ubu-Ntu, o Ser-Sendo (Ramose), Pachakama-Pacharnama (Mamani), que se manifesta nas três formas particulares e complementares da vida e Comunidade-Sagrado-Divino, Comunidade-Universo-Natureza e Comunidade-Bantu.

Trata-se de um paradigma que vai além de qualquer norma reducionista/simplista de direitos humanos, de direitos da natureza ou direitos do universo. Além disso, refere-se a um paradigma holístico que pretende afirmar o Ntu-Vida como o princípio ontológico e epistemológico de qualquer filosofia de direito. Com isso, fundamentando-se na cosmovisão ancestral africana e ciência moderna, reconhece o Universo como o princípio gerador das primeiras formas de vida.

- Bas‘Ilele Malomalo

O AUTOR
Bas‘Ilele Malomalo, filósofo congolês, nascido na aldeia Idumbe, é docente na Unilab e líder do Grupo de pesquisa África-Brasil, Núcleo de Extensão Latitudes Africanas, pesquisador do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADLN-Unesp), da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano/Brasil, membro do Comitê Internacional da Cadeira da UNESCO Educação Transformadora, Democracia e Cidadania Mundial, da UQO, Canadá, expert da plataforma Harmony with Nature/ONU e fundador da Per Ankh Ntu, Escola da Ciência da Espiritualidade Africana.
Editora PoloAfricanidades
Edição 1
País de Origem Brasil
Ano de publicação 2022
Assunto Educação / Filosofia
Idioma Português
Código de Barras 978-65-994048-3-2
Formato Altura 21
Formato Largura 14
Papel da Capa Supremo Alto Alvura 250 gr.
Cor da capa colorida
Papel do Miolo Offset 75 gr.
Nº de Páginas 92
Encadernação Brochura lombada quadrada


Ainda não existe nenhuma avaliação para esse produto, seja o primeiro!

 Escreva um comentário

Produtos relacionados

Etiquetas: Filosofia do NTU: direitos e deveres no despertar da consciência biocósmica, LPB000262, Educação