• Mito Capoeira: Coleção de símbolos

Mito Capoeira: Coleção de símbolos

  • Editora: Editora Fross
  • Categorias: Educação
  • Autor: Erika Carvalho Barroso
  • Vendedor LPB000398
  • Entrega: Impresso on demand

  • Editora

    Editora Fross
  • Edição

    #

    1
  • Ano

    2020
  • Idioma

    Português
  • Páginas

    116

  • R$ 35,99
Este livro de Erika Carvalho é uma abordagem sobre a capoeira e seus símbolos. Nascida da cultura popular afro-brasileira, essa manifestação cultural apresenta um sistema de linguagem própria, composto por imagens, cantos, objetos e ritmos, que na verdade, é uma representação da miscigenação cultural é étnica que compõe o povo brasileiro.
Erika Carvalho transcorre na busca da melhor compreensão ou algumas, de diversas compreensões que possui e que compõem uma roda de capoeira, ela fala de ritos, elementos, mitos, instrumentos, vestimentas, religiosidade, axé, comportamentos e a concepção do “EU interior e exterior” que é instigado quando sentimos a energia que é aflorada quando estamos realmente presente em uma roda de capoeira ou em outras manifestações afro brasileira.
Saber dessas influencias vinda de povos diversos e reproduzidos da melhor maneira, só confirma a riqueza que nós capoeiristas temos e por vezes deixamos passar despercebido ou que não conseguimos explicar de fato esses sentimentos. E acaba por atribuir essas energias/ axé a alguém presente na roda, porém aqui nesse livro, Chiquinha aborda de maneira sucinta de acordo com suas vivencias, pesquisas e estudos que a mesma adquiriu ao longo do tempo a entender o Axé (energia boa) se assim posso dizer, que por vezes não sabemos internalizar, canalizar, externar e até mesmo encontrar quando estamos conduzindo ou participando de uma roda, assim como identificar o porquê da falta do axé, independentemente da quantidade de pessoas presentes ou não.
Por isso a importância da percepção de elementos e símbolos em uma roda. Esse exemplar nos mostra também a correlação desses elementos com o ato de ser político e resistente cultural.
Qualidades essas muito presente s em multiplicadores da capoeira e outras expressões da cultura afro popular, mesmo que alguns ainda não tenham se atentado da força e representatividade que possui quando reproduzem comportamentos presentes no nosso imaginário adquirido com o tempo através da oitiva e vivencias com os mais velhos. Após o acesso a esse livro tenho certeza que o leitor terá uma consciência mais aguçada, e saberá que essas heranças vêm de longe e tem origem em diversos povos. Ou seja, somos abençoados.

Autora: Erika Carvalho Barroso
Editora Editora Fross
Edição 1
País de Origem Brasil
Ano de publicação 2020
Assunto Ciências / Educação
Idioma Português
Código de Barras 978-65-88-24005-2
Formato Altura 21
Formato Largura 14
Papel da Capa Supremo Alto Alvura 250 gr
Cor da capa colorida
Papel do Miolo Offset 75 gr.
Nº de Páginas 116
Encadernação Brochura lombada quadrada

Ainda não existe nenhuma avaliação para esse produto, seja o primeiro!

 Escreva um comentário
Antonio Carlos Frossard ME

Editora
Antonio Carlos Frossard ME

Total de Produtos : 49

Produtos relacionados